*

ÍNDICE COMPLETO DE POSTAGENS EM "MARCADORES" no rodapé do blog.

terça-feira, 25 de março de 2014

Segredos da Meditação: Meditação é alimento para a alma

Meditação é conforto absoluto


Como nos preparamos para meditação? Ao nos sentirmos em casa, ao sermos naturais! Se você é muito formal, não consegue meditar.
Meditação requer que você seja informal e se sinta em casa.
Hoje nós vamos explorar "por que nós precisamos meditar?", "como podemos meditar com sucesso?" e os diferentes tipos de meditação.
Todo ser humano possui a necessidade de meditar porque há uma tendência natural da vida humana de procurar pela alegria que não se reduz, um amor que não se distorce ou se transforma em emoções negativas.
A meditação é algo estranho para nós? Absolutamente não! Você esteve em meditação por alguns meses antes de seu nascimento. Você esteve no útero de sua mãe não fazendo nada. Você nem precisou mastigar sua comida, era alimentado diretamente em sua barriga e estava lá feliz, boiando no fluido, girando e chutando, algumas vezes aqui outras ali. Isso é meditação. Você não fazia nada, tudo era feito para você. Então há uma tendência natural em todo ser humano, em toda alma, de cravar um estado de conforto absoluto.
Você sabe por que quer conforto? É porque você esteve confortável em um determinado ponto, porque experimentou um estado de conforto chamado meditação. Meditação é o conforto absoluto. Assim, voltar a esse estado que você experimentou antes de vir a este mundo agitado é muito natural, pois neste universo tudo é cíclico. Todas as coisas querem voltar a sua origem. Essa é a natureza do mundo.
Durante o outono, as folhas caem e voltam ao solo e a natureza tem sua própria maneira de reciclá-las. A tendência natural de reciclar tudo que você coleta em todos os dias de sua vida, como impressões, para se livrar delas e voltar ao estado original em que você esteve quando veio a este planeta, é meditação.
Tornar-se renovado e vivo é meditação. Voltar para aquela serenidade, que é sua natureza original, é meditação. Alegria absoluta e felicidade é meditação.
O prazer menos a excitação é meditação. Um entusiasmo sem ansiedade é meditação. Um amor sem ódio é meditação. Meditação é alimento para a alma. Existe um desejo natural por alimento. Quando está com fome, espontaneamente você come algo. Se está com sede, você quer beber água. Da mesma forma, a alma anseia por meditação e esta tendência está em todo o mundo. Não há sequer um indivíduo neste planeta que não seja um buscador. Só que as pessoas não sabem disso, não reconhecem isso. Nós tentamos procurar por aquele alimento onde ele não está disponível, esse é o problema.
Baseado em uma série de conversas intituladas “Segredos da Meditação”, proferidas por Sri Sri Ravi Shankar, em 22 de abril de 2012, na California. Essas conversas tornaram-se Notas de Conhecimento.





Nenhum comentário:

Seguidores

Mande mensagem pelo whatsapp

Mande mensagem pelo whatsapp
Clique na imagem

Marcadores